História de Biritinga


Biritinga
 é um município brasileiro no interior do estado da Bahia, localizado no Território do SisalO topônimo Biritinga é oriundo do tupi e significa “cana branca”, “junco branco”.

A região teve como primeiros habitantes os indígenas beritingas, pertencente ao grupo dos cariris.

Em 1822, João Pedreira Lobo criou, em terras pertencentes à sesmaria de Biritinga, a Fazenda Bebedouro, que está distante 9 km da atual sede municipal de Biritinga.[5]

Em 1860, surgiu, nas proximidades de uma lagoa, o povoado de Manga, sendo um ponto de pouso para boiadeiros e tropeiros, cujo nome deriva provavelmente de uma mangueira, em cuja sombra descansavam aqueles que paravam na povoação. Anos depois, foi aberta uma estrada pelo engenheiro agrimensor Joaquim Nobre da Silva Bastos, ligando Alagoinhas a Monte Santo, passando pelo povoado de Manga, o qual teve um grande crescimento. Com isso, essa povoação, pertencente a Inhambupe, foi elevada à categoria de freguesia, dentro dessa mesma vila, por meio da Lei provincial nº 1.267 de 8 de abril de 1873.

Em 1890, o distrito de Manga foi transferido para Serrinha e teve seu nome alterado para Biritinga e, em abril do ano seguinte, foi criado o cartório de paz do distrito, sendo o primeiro escrivão Manoel Pereira de Santana e o juiz de paz Francisco Pereira Lobo.

Em 1918, em terras doadas por Antônio Martins de Cerqueira, foi erguida uma capela de Nossa Senhora de Belém, cujas primeiras pedras foram postas por Antônio Conselheiro, em Biritinga, que foi elevada à condição de paróquia no ano seguinte, tendo como primeiro pároco Fábio Moreira.

Em 23 de abril de 1962, o governador da Bahia na época, Juracy Magalhães, sancionou a Lei Estadual nº 1684, que desmembrou de Serrinha o distrito de Biritinga e o elevou à categoria de município, sendo instalado em 7 de abril de 1963, com a posse do primeiro prefeito, Salvador Fabiano de Carvalho, e da primeira legislatura da Câmara Municipal.

Biritinga está localizada no Nordeste da Bahia, mais especificamente no Território do Sisal. Sua sede municipal está a uma altitude de 249 m acima do nível do mar.[5]

O município, com relevo predominantemente plano, faz divisa com Araci e Tucano (N), Água Fria (S), Sátiro Dias (L) e Teofilândia e Serrinha (O).

A hidrografia municipal tem como principais rios o Inhambupe e Várzea. O clima de Biritinga é semiárido e o solo, muito fértil.

O lençol freático biritinguense é muito abundante, abastecendo o próprio município e municípios próximos, como Serrinha, Conceição do Coité, Retirolândia, Teofilândia, além de mineradoras como a Mineração Fazenda Brasileiro, empresa do grupo canadense Yamana Gold Inc.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Biritinga

Hino do município de Biritinga
Letra por Antônio Anilson Rodrigues da Silva e Djalma Alves de Carvalho
Melodia por Antônio Anilson Rodrigues da Silva e Djalma Alves de Carvalho

Nesta terra tão sagrada
Que Cabral bem descobriu
Surgem terras despovoadas
Aumentando nosso Brasil

Brasileiros Corajosos
Formam um povo a lutar
Os tropeiros aqui passando
Deixam a vila e a tendência é aumentar

Tu nasceste em braços fortes
Tão criança a despertar
No esplendor das tuas riquezas
Biritinga és o meu lar

Na conquista de uma vitória
Tuas lutas sempre a travar
Conseguiste com muita glória
Os inimigos sempre expulsar

Damos viva à liberdade
E o teu povo te aclamará
Nasce um dia com mais beleza
Por que o teu povo sempre esperou

E enfim mostraste bem mais grandeza
Com alegria, com muito amor
Vem a cidade com a liberdade
E a mais beleza que Deus criou

Hoje eu canto plenas verdades
Pois tuas riquezas hão de crescer
das águas fértil pra outras cidades
Tens seu Petróleo sempre a correr

Tens nos campos outras riquezas
Que teu povo vive a colher
Tu nascestes...



Postar um comentário

COMENTE AQUI

Formulário de contato